Dia 20 de Janeiro dia de Oxossì
Dia 20 de Janeiro é comemorado o dia de São Sebastião que em nossa casa é Oxossì. Tal como São Jorge, Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa. São Sebastião é celebrado no dia 20 de janeiro. Existe também uma capela em Palatino, com uma pintura que mostra Irene tratando das feridas de Sebastião.
A imagem de São Sebastião nos revela um pouco do seu sofrimento em vida quando foi morto pelo Imperador Maximiano, a ordem foi ordenada pelo imperador devido sua posição contra as perseguições e torturas infringidas aos cristãos. São Sebastião, sempre que podia, visitava os irmãos na fé que estavam presos, levando-lhes conforto espiritual e consolo. Quando foi descoberto pelo Imperador Maximiano foi preso, torturado e obrigado a renunciar a sua fé cristã.
Negando-se a obedecer, o imperador o condenou a uma morte lenta e exemplar.
A imagem de São Sebastião nos revela que as flechas foram a primeira fase das torturas que o Santo sofreu. A arvore a qual está amarado é o carvalho que representa o símbolo da perseverança da tenacidade e da persistência, por causa da dureza desta madeira nobre. Assim, este símbolo nos fala da firmeza, da tenacidade e da perseverança de São Sebastião.
Não, nem um dos Santos foi Orixá, e isso confunde muitos umbandistas quando estão iniciando na religião e se deparam com as imagens do sincretismo.
Para entender melhor esse assunto recomendo esse seguinte texto abaixo.
Na Umbanda Oxossì é a energia que impulsiona e alimenta qualquer atividade de origem espiritual, é a vibração que influencia no misticismo das almas, que doutrina e interfere nos males físicos e psíquicos. Sua vibração na Umbanda é com a cor verde, o símbolo na manutenção, pois a mata abriga os alimentos e detém o segredo dos remédios, a grande cura natural através das plantas. Oxossì é considerado o grande caçador, é a própria flecha, é identificado como elemento ar que é regulado pela vegetação.
Nosso pai Oxossì é o caçador de almas perdidas é a força misteriosa de ação que envolve os movimentos e os viventes do planeta Terra. É o próprio éter vital.
Esta linha agrupa os espíritos que chamamos de caboclos e caboclas da mata, que regem a lei da sobrevivência, disciplina e obediência.
Dela vem os ensinamentos de como viver em grupo, transmitem ensinamentos de ajuda e solidariedade humana. Está linha quando incorporados usam alguns elementos que são fundamentos de trabalho como cocar de penas, bodoques, flechas, e apetrechos indígenas.
Oxossì como os outros Orixás possuem suas legiões de espíritos e é considerada a segunda legião, que em nossa doutrina dividimos em Sete Falanges de trabalho:
1º falange – Iaques – Caboclos Peles Vermelhas
2º falange – Tupacyninga – Caboclos que trabalham nas montanhas
3º falange – Mwrakytan – Caboclas Juremas
4º falange – Guaranis Araúna – são os guerreiros defensores das matas
5º falange – Tamoios – Caboclos Quimbandeiros
6º falange – Tupis Tatauy – os Flechas de Fogo
7º falange – Guaracy – trabalham nas colinas e montes ondem tem flores.
Neste dia especial não poderia deixar de revelar um banho especial para os filhos de Oxossì!
Você vai pegar um punhado de capim limão, eucalipto, folhas de samambaia e folhas de laranjeiras, essas ervas tem que ser frescas.
Modo de preparo
Você vai lavar as folhas das ervas, após reserve um vibro grande, 1 litro de álcool, pegue uma bacia ou uma tigela, coloque as ervas, despeje toda a garrafa de álcool, macere bem as ervas, até que o álcool fique verde escuro.
Peque o vidro, despejo o banho com as folhas dentro, tampe bem, que o álcool não vase. Guarde esse vidro em um local que não pegue claridade e que não esteja próximo de micro-ondas e fogão ou algo inflamável. Deixe por 21 dias e após já pode usar seu super banho de Oxossì.
Este banho dura muito tempo, pois toda vez que você for fazer vai pegar meio copo do liquido e misturar em água morna, LEMBRANDO NÃO ESQUENTE O ÁLCOOL JUNTO COM A ÁGUA!
Vele a pena lembrar que esse banho é somente para os filhos de Oxossì, pois cada Orixá tem o seu Banho de força e esse é um dos banhos do Orixá Oxossì.
Oxóssi - grande caçador das almas perdidas, Orixá da “busca”, e do
conhecimento, nos ajuda na expansão em todos os sentidos e na
comunicação. Na Umbanda, Oxóssi representa o reino vegetal e
também pedimos auxilio para a cura por meio das ervas.
Oferenda: o reino de pai Oxóssi são as matas e bosques, suas flores
são as dos campos, em volta do vaso coloque as frutas cortadas ao
meio, ou seja, em volta do vaso com as flores, dentro do círculo
ofereça sua bebida, cerveja branca ou vinho doce.
Ao arredor das frutas, colocará suas velas: sete velas verdes e sete
velas brancas. Desta forma, ajudará a expandir nossos conhecimentos e empreitadas
Frutas de Oxóssi: abacate, mamão, guaraná, banana-prata, cana-de-açúcar, abacaxi, laranja lima, Kiwi, caju, acerola, cacau, butiá, nêspera (ameixa branca), frutinhas de mato.
Vale a pena lembrar que basicamente todas as frutas pertence a Oxossì por ser as matas seu reino, mais essas são algumas das frutas que tem vibração com Oxossì.
Um sarava fraterno a todos
Pai Márcio