Jesus na Umbanda, como é visto e reverenciado.
Nos dias de hoje ainda existem muitas pessoas que desconhecem a Umbanda e seus conceitos, esse desconhecimento faz com que as pessoas achem que nós não acreditamos em Deus ou Jesus, essas duas forças celestiais amadas em todo mundo e que infelizmente tem seus nomes usados e usurpados por pessoas que buscam o poder através de conflitos e discórdia.
A grande maioria dos umbandistas vem de outras religiões já com sua visão formada sobre Deus e seu filho Jesus, quando chegam na Umbanda se depararam em alguns terreiros com sua imagem sendo chamada por outros nomes, como por exemplo Oxalá.
Então quando iniciamos os estudos dentro da nossa religião vemos que Jesus é chamado de Oxalá, nome este que vem da língua em Iorubá, natural da Nigéria, do povo Ijexá, da mitologia e cultura Africana.
Mas observe que Jesus foi um dos maiores espíritos que já encarnou na terra, entretanto quando iniciamos nossos estudos sobre os Orixás compreendemos que eles são forças cósmicas, forças divinas que nunca existiram em carne em nosso planeta, contudo respeitamos todas as lendas da mitologia que contam das passagens dos Orixás pelo nosso planeta, (e é ai começa a dar o famoso nó na cabeça de muitos umbandistas e simpatizantes), pois estas “histórias” se fazem necessárias para exemplificarmos as atuações de cada Orixá em seus reinos.
Antes de fazer esta pequena e singela explicação da visão que tenho de Jesus na Umbanda, deixo claro o meu respeito a todos que amam a Jesus, assim como nós umbandistas este texto aqui não tem intenção de discutir ou contrariar a existência D’ele ou de onde surgiu, mas sim para entendermos quem é Jesus em nossa visão umbandista, especificamente, dentro do fundamento do nosso Terreiro, o Cazuá.
Com certeza faltarão palavras no meu pequeno e simples vocabulário para falar e descrever Jesus, pois sou somente uma pessoa que possuí um cargo dentro da religião de Umbanda e não consigo me expressar a fundo pelo seu grande feito como espírito encarnado neste planeta.
Jesus é Oxalá ou Oxalá é Jesus?
Na Umbanda, os Orixás têm o sincretismo religioso com os santos católicos, ou seja, por conter esses elementos religiosos cristãos é que Jesus foi sincretizado como Oxalá. Inicialmente, quero explicar para vocês a visão que tenho de Jesus pelos meus estudos e pelas orientações espirituais dos meus guias, assim passo esta visão para todos que são de nosso terreiro Cazuá. Dentro da nossa religião existem outras visões e explicações sobre Jesus, reforço que deixo o meu respeito pelas demais opiniões sem qualquer discordância de ideias. Deus, é para nós chamado de Zambi (existem outras mais nomenclaturas ao nome de Deus). Dentro desta mitologia que estudamos da criação do planeta terra, Zambi quando criou a vida neste planeta depositou suas centelhas divinas, o que chamamos de Orixás, essas centelhas se multiplicaram em muitas e nasceram de diversas formas ao que nomeamos de natureza, uma força de beleza incontestável.
Lembre-se do velho ditado: somos todos filhos de Deus!
Entenda, todo ser que nasce neste planeta indiferente de sua crença, cor, religião e até mesmo se ateu, carrega essa centelha divina, que é a partícula de Zambi em nosso corpo. Sob essa perspectiva temos em nosso corpo o ferro, o zinco e os demais minerais necessários para que haja vida de acordo com as condições físicas imperantes na terra, isso se faz necessário para que o espírito habite um corpo (como se fosse um Avatar, o qual ele toma posse nesta encarnação).
Concluímos que Zambi criou o nosso planeta e que suas centelhas divinas são os Orixás, que essas forças divinas foram as primeiras a dar origem e vida a este planeta nas mais diversas formas, e também que Oxalá é um dos Orixás responsáveis pela criação do nosso mundo, precisamos então entender que Jesus não é Oxalá.
-Como assim, não é Oxalá?
-Isso mesmo, não é Oxalá.
-Mas então, quem é Jesus?
Jesus é um dos espíritos mais evoluídos que encarnou na Terra e deixou seus ensinamentos vivos para todos aqueles que quiserem seguir, indiferente de crença, cor e classe social.
Dentro da nossa mitologia Oxalá está presente na criação do planeta, já Jesus está presente como espírito encarnado após a criação do mundo, período ao qual se dá o nome de d.C. tamanha sua importância (pois a história foi dividida em antes e depois de Cristo).
Então digamos hipoteticamente que se jogássemos Obi para saber de qual Orixá Jesus seria “filho” aqui na terra (vale lembrar que todos somos filhos de Deus) esse jogo nos mostraria que ele era filho de Oxalá, o quer dizer que Jesus veio na regência e vibração do Orixá Oxalá, assim como cada Santo teve seu sincretismo com algum Orixá em sua passagem de vida na Terra, e nós que estudamos e vivenciamos os Orixás sabemos que eles são divindades e são força criadora deste planeta. Sem sombra de dúvida, Jesus foi e é o espírito com maior luz que já passou por aqui, e ficou vivo mesmo naqueles que não acreditam na sua existência, pois uma forma de estar com Jesus é senti-lo, e também pelo simples fato de falar e pensar em seu nome. Então, para nós umbandistas, Jesus, filho de Deus é a grande luz que veio para a Terra com as forças de Oxalá para aqui cumprir a sua missão, sendo Ele o grande mestre, que olha por todo o Universo. Com uma bondade infinita e perfeita, nos quais seus ensinamentos perduram pelas nossas vidas.
Axé a todos!
Pai Márcio Paxá