Dia 02 de Fevereiro dia de Iemanjá
No dia 02 de Fevereiro é dia de Nossa Senhora dos Navegantes e também o dia que se comemora e homenageia Iemanjá.
Amor e Amabilidade: Iemanjá é a mãe da vida, que dá estimulo e amparo à fertilidade e maternidade. Iemanjá influencia de forma profunda a personalidade, o temperamento do ser humano.
Quando falamos de amor significa falar da amabilidade, falar de amor significa falar da tolerância, falar de amor significa falar do respeito, falar de amor significa falar da aceitação.
Significa que a nossa graciosa mãe Iemanjá vai nos abençoar com as qualidades que favorecem a manifestação e a permanência do amor entre as pessoas.
Não se trata apenas do amor passional entre duas pessoas, mas do amor entre as pessoas que se aceitam e que têm como objetivo promover uma convivência pacífica. Portanto, quando se fala da grande mãe Iemanjá, significa que ela é também é a que nós da paz e da harmonia.
Não, nem um dos Santos foi Orixá, e isso confunde muitos umbandistas quando estão iniciando na religião e se deparam com as imagens do sincretismo.
Para entender melhor esse assunto recomendo esse seguinte texto abaixo.
Na Umbanda Iemanjá é a representação da água proporcionando condições especiais para o surgimento da vida, através das águas do misterioso mar. Apresenta-se como um divindade feminina, assumindo em nós a imagem de Mãe matriz. Iemanjá é o principio gerador da força que anima a matéria transformando a energia espiritual em cósmica e no éter da vida.
Assim como as outras falanges de trabalho na Umbanda Iemanjá traz a sua e nesta linha se agrupam os espíritos de Caboclas, Sereias, Janaínas, Marinheiros, atuantes nas águas que envolve nosso planeta que regem a força emotiva pela virtude, termura materna, misericórdia e amor.
1º falange – Caboclas
2º falange – Marinheiros
3º falange –Serias Encantadas
4º falange – Janaínas
5º falange – Ondinas
6º falange – Calunga - Calunguinhas (feiticeiras do mar)
7º falange – Ninfas Marinhas
Esta erva traz em seu poder mágico a combinação perfeita para energizar a sua vida, se você está precisando revitalizar seu corpo e sua alma.
Este é o banho certo para você, também é conhecida como lavanda, podendo encontrar variedades nacionais e importadas, mas as propriedades são praticamente as mesmas para os banhos. A alfazema é uma planta medicinal muito multifuncional. Tem um perfeito efeito relaxante, calmante e tranquilizante que ajuda no tratamento do excesso de estresse, ansiedade e problemas de sono.
A malva-cheirosa também é emprega a Oxum, e é uma das ervas da Cabocla Jurema da Cachoeira, esta erva tem cheiro divino, seus banhos são calmantes se podem ser usados três vezes por semana em caso de estresse, serve também para a proteção e equilibrar as emoções.
A malva é um poderoso banho que estimula a espiritualidade e eleve o astral. Esse poderoso banho é muito bom para as mulheres, pois reequilibra o emocional, também ajuda a acalmar e lidar com as tensões do dia a dia.
Além do seu chá ser uma delícia, seu banho faz bem para pele, em casos de brigas, irritações, estresse e desequilíbrio mental, seus banhos têm um grande efeito. Banho relaxante, muito indicado para acalmar em casos de estresse ou nervosismo.
Iemanjá - grande mãe dos mares, dona da vida e da maternidade, à nossa
mãe Iemanjá sempre pedimos sua proteção para começar algum projeto novo,
para nos amparar.
Oferenda: o reino de Iemanjá e a beira de praias, suas flores são as brancas e
as rosas brancas, formando um círculo com as frutas cortadas ao meio, e as
flores ao centro desse círculo, coloca-se a bebida no centro de força que é o
champanhe branco ou calda de pêssego ao redor das frutas, formando um
círculo com as velas, as cores são as brancas e azul claro, sendo sete de cada
cor.
Frutas de Iemanjá: melancia, melão, uvas brancas, coco seco, banana-maçã.
Também temos o Manjar Branco e a Canjica Branca que oferecemos para nossa grande Mãe Iemanjá.
Pai Márcio